Screen Shot 2018-06-29 at 16.54.25.pngA confiança é o ingrediente, sem dúvida, mais importante para um relacionamento de sucesso, especialmente para os líderes. Infelizmente, a maioria dos líderes não pensa muito nessa verdade, até que a mesma desapareça, e esse é o pior momento para perceber sua importância. De acordo com um estudo realizado em 2015, 45% dos funcionários dizem que a falta de confiança na liderança é o maior desafio que afeta o desempenho no trabalho.

E qual a FORMULA DA CONFIANÇA afinal?

Screen Shot 2018-06-29 at 16.53.48.png

Podemos escrevê-la numa equação, no entanto, a melhor maneira de a construir numa equipa, não é expressá-la em números, mas sim em Ações e Comportamentos.

Grandes líderes mostram a todo tempo que as AÇÕES falam muito mais do que PALAVRAS.

De acordo com Ken Blanchard, autor do Livro, ABCD – Trust Model, a confiança é expressa em ações e comportamento, pois palavras isoladas não são suficientes para criá-la.

Construir confiança, é uma habilidade que pode e deve ser desenvolvida. Os líderes podem aprender a ser mais confiáveis, sendo CAPAZES, INTEGROS, CONETADOS e CONSISTENTES nos seus relacionamentos.

Aqui ficam os 4 comportamentos a adoptar para ser Confiável e Inspirar a sua equipa:

Screen Shot 2018-06-29 at 16.50.43.png

A. ABLE – demonstre competência:

Os líderes demonstram competência por terem conhecimento, habilidades e experiência para desempenhar o seu papel. Eles atingem metas consistentemente e desenvolvem um histórico de sucesso. Eles demonstram boas habilidades de organização e resolução de problemas e tomam decisões sólidas e informadas. As pessoas que os rodeiam confiam na sua competência.

B. BELIEVABLE – aja com integridade:

Os líderes agem com integridade quando dizem a verdade, mantêm confidências e os admitem seus erros. Eles falam e agem de forma congruente com seus valores pessoais e os da organização. Eles tratam as pessoas de forma equitativa e ética e asseguram que as regras sejam aplicadas de maneira justa a todos os membros da equipa. Respeitam os outros e não fazem juízos sem fundamentos válidos, não utilizam nem permitem preconceitos nas suas equipas.

C. CONNECTED – Mantenha-se Ligado e preocupe-se com os outros

Líderes conetados ​​preocupam-se com os outros. Eles são gentis e preocupados com o bem-estar dos outros. Eles têm boas habilidades de comunicação e contribuem para um ambiente de trabalho agradável. Eles partilham prontamente informações sobre si mesmos e sobre a organização. São bons ouvintes, procuram feedback, e, incorporar as ideias dos outros nas decisões. Eles conhecem um pouco mais acerca dos seus colegas e perguntam frequentemente por aspectos da vida pessoal dos que os rodeiam e pelo estado de espirito de cada um, fazendo com que as relações sejam mais profundas. Procuram ajudar, aconselhar sempre que tem oportunidade.

D. DEPENDABLE – Honre Compromissos e seja Consistente

As pessoas confiam em líderes que honram os seus compromissos, que mantêm as suas promessas, que são pontuais e que se responsabilizam. Fazer o que você diz que vai fazer é uma marca registrada de líderes confiáveis. Mas eles não fazem isso de vez em quando, o grande segredo é ser consistente e fazê-lo mas de uma forma natural e consistente. Por isso dizemos que a confiança não é imediata, constrói-se, e somente quando chegamos a este nível de consistência a conseguimos atingir em pleno.

A confiança não acontece por acaso. VOCÊ faz acontecer, e estes 4 comportamentos são a base para a chamada “linguagem de confiança,

Os seus líderes, estão treinados para construir Confiança, ou estão a consumir a Confiança existente?

Se achou que este artigo é útil partilhe com a sua rede de contactos.

Para receber mais dicas sobre o Modelo da Confiança e para motivar a sua equipa entre em contacto comigo através do meu e-mail: elsajorge@engageandgrow.pt. Não deixe de visitar o nosso site http://www.engageandgrow.pt.

 

Advertisements