Muitas pessoas sabem que os objetivos devem ser SMART (Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e definidos no Tempo). No entanto a maioria não segue estas 5 características. O desafio é criar e seguir um plano para tornar esses objetivos realidade. Quando definimos os nossos objetivos o entusiasmo é imenso, mas com o tempo menos de 10% das pessoas alcançam o que definiram.

Se quer realmente alcançar os seus objetivos, precisa de os definir da forma adequada e ter um Plano.

Para existir clareza e alcançar o que ambiciona, cada um dos seus objetivos tem de ter estas 5 características em simultâneo:

 

  1. Específico – Tem de ser claramente definido. “Quero realizar mais dinheiro no próximo mês” é muito vago. “Quero faturar 10.000 euros no próximo mês” é específico.
  2. Mensurável – Precisa de quantificar o seu objetivo para ter consciência quando o alcançar. É que aqui que ser específico ajuda. Quanto vale “mais” em “realizar mais dinheiro”?
  3. Alcançável – Tem de definir metas que sejam um desafio para si e que necessitem do seu esforço, mas que não criem frustração e fracasso por serem impossíveis de alcançar.
  4. Relevante – O objetivo tem de estar de acordo com os planos que tem para a sua vida. Ao definir cada um dos seus objetivos, foque-se no segundo hábito para pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey: começar sempre com o fim em mente.
  5. Tempo – É obrigatório que o objetivo esteja definido no tempo, senão é apenas um desejo ou um sonho. Colocar a data em que o objetivo vai ser alcançado.

 

Defina objetivos intermédios, se necessário. Se o objetivo é faturar 10.000 euros no próximo mês, divida em etapas, a cada semana faturar 2.500 euros e 500 euros por dia. Assim consegue medir todos os dias e, se não estiver a alcançar os números pretendidos, tomar as medidas certas para corrigir. Definir e implementar estratégias que o levem a alcançar, realmente, o objetivo.

Num próximo artigo vou clarificar os próximos passos para que os seus objetivos sejam uma realidade. Decidir que ações são necessárias, colocar essas tarefas na sua agenda e cumprir a agenda.

Espero ter ajudado a clarificar e a potenciar melhores empresas, empresários e empreendedores.

Se necessitar de alguma ajuda para definir o seu Plano de Ação ou ainda se gostou deste artigo, ficou com alguma dúvida ou quiser colocar uma questão terei todo o gosto em receber as suas partilhas e comentários.

Dê-me o seu feedback (luischarneca@actioncoach.com)

Para saber mais como posso ajudar basta clicar no link http://bit.ly/sessaocoaching-actioncoach e marcar um diagnóstico feito por mim ao seu negócio!

Advertisements