Sónia Brochado – CEO da BTrust

Quem quer mais gostos no facebook? Quantas empresas pretendem aumentar a sua visibilidade no facebook e têm algumas dúvidas de como fazer?

Atenção que o número de gostos deve estar relacionado com o público-alvo da empresa e o seu posicionamento.

1. HORÁRIO IDEAL PARA PUBLICAR
As horas com maior fluxo nas redes sociais são as 11h, 15h e 20h durante a semana.

2. O DIA COM MAIOR FLUXO
Normalmente a quarta-feira é o dia da semana com maior interação nas redes sociais.

3. FREQUÊNCIA
De forma a conseguirmos mais gostos no facebook, devemos publicar com frequência, mas de forma moderada. O indicado é publicar duas vezes ao dia, o que cria 40% mais “gosto” e comentários do que publicar três ou mais vezes ao dia. Já publicar uma a quatro vezes durante a semana gera 71% mais visibilidade do que cinco ou mais vezes ao dia.

4. IMAGENS
As fotografias recebem mais 53% de “Gosto”, mais 104% de comentários e 84% mais cliques do que publicações de texto ou links. É importante escolher bem as imagens a publicar, sejam de produtos ou da empresa. As imagens com várias pessoas gera maior envolvência e o ideal é efectuar a identificação das pessoas presentes na foto.

5. TAMANHO
O tempo médio em que cada pessoa fica a ler um post é muito reduzido, por isso os posts devem ser curtos. Os Posts com menos de 80 caracteres conseguem 66% mais de visibilidade, segundo o Kissmetrics.

6. QUESTÕES
Quando colocamos questões no Facebook recebemos mais comentários do que quando publicamos frases simples e sem ponto de interrogação.

7. PARTILHA
Quanto mais partilharmos o link da publicação nos restantes meios digitais, maior o número de visualizações. Partilhar o facebook na página da empresa, no linkedin, twitter, blogues, grupos ligados ao tipo de publicações. Devemos sempre pensar que o facebook é um meio de comunicação que gosta de uma relação de proximidade e que a publicidade pura, pode não ser muito valorizada, a não ser que inspire ou informe.

8. RESPOSTA ÀS MENSAGENS
Quando é enviada uma mensagem para a nossa página do facebook da empresa devemos responder no máximo em 1h e de forma personalizada e cordial, podendo informar que tipo de conteúdos normalmente são publicados e pedir para divulgar a página caso conheça outras pessoas que tenham interesse.

9. AGRADECER “GOSTOS”
É simpático agradecer por mensagem de forma personalizada a cada uma das pessoas que faz “gosto” o facto de ter escolhido a nossa página. Caso faça sentido, podemos oferecer um “mimo” aos fãs quando fazem gosto, como por exemplo, um vale na aquisição de produto/serviço ou uma amostra caso partilhem a página.

10. FACEBOOK ADS
O alcance das publicações geralmente  atinge apenas 12% do público total. Assim sendo, embora seja um serviço pago, pode ser interessante publicar alguns conteúdos através de facebook ads, nomeadamente se é um post com uma campanha, passatempo ou que pode ter uma vantagem para o público geral.

11. GRUPOS ESPECIALIZADOS
Existem alguns grupos no facebook que podem ajudar a aumentar a visibilidade da nossa página da empresa, junto do público-alvo. No caso da BTRUST como uma das áreas de negócio são os recursos humanos para ações de ativação de marca ou eventos corporate, a publicação de alguns conteúdos no grupo do facebook “Empresas que fazem bem” ou grupos de hospedeiras, normalmente geram bastantes gostos.

12. ALERTA
A compra de base de dados de “Gosto”, embora aumente o número de gostos na nossa página, podemos ter pessoas a seguir-nos que não são o nosso público-alvo. O criar passatempos com o intuito de aumentar apenas os “Gosto” pode também trazer pessoas que não são as que queremos garantir na nossa comunicação.

Picture1

CURIOSIDADE
Página no facebook: https://www.facebook.com/btrust.pt/?ref=bookmarks

Advertisements