As empresas de hoje analisam muito mais do que a sua experiência profissional. O seu comportamento, a sua comunicação interpessoal e a sua inteligência emocional são cada vez mais valorizadas e, algumas vezes, podem ser critério para a sua admissão ou demissão de um cargo.

Uniksystem
Mariana Cerveira e Ana Paula Moreira, Business Consultants Uniksystem
http://www.uniksystem.pt

Nem todos têm as mesmas habilidades e competências. Outros não sabem que as possuem, porém há a possibilidade de desenvolvê-las de forma criativa. Basta um pouco de estudo, dedicação e a iniciativa de tomar a decisão em conhecer-se e assim mostrar ao mercado o seu valor.

É aí que o Marketing pessoal pode fazer a diferença!

Marketing Pessoal pode ser definido como uma estratégia individual para atrair e desenvolver contactos e relacionamentos interessantes do ponto de vista pessoal e profissional. É um conjunto de atitudes que dão uma maior visibilidade a características, habilidades e competências na perspetiva da aceitação e do reconhecimento por parte de outros.

Uma dica antes de avançarmos. É natural que sinta alguma resistência em por em prática este conceito, ou seja, centrar as atenções todas em si. Pode julgar que é vaidade, egocentrismo ou perda de tempo mas num mercado cada vez mais competitivo e com profissionais cada vez mais capacitados, faz todo o sentido apostar primeiro em si! Não deve nunca confundir humildade com anonimato.

5 Tópicos Essenciais no Marketing Pessoal

  1. Marca Pessoal

ghDiz-se que a primeira impressão é a que conta. Algumas pessoas podem lembrar-se de si pela maneira cortês, sincera e educada como foram tratadas ou pela imagem negativa que deixou mesmo que o contacto pessoal tenha sido curto. Devemos sempre esforçar-nos para que a nossa imagem remeta a emoções positivas. Reza uma máxima do marketing pessoal:

Atenção personalizada a quem quer que seja nunca é investimento sem retorno.

O que fazer?

Faça uma lista com as suas qualidades e pontos que gostaria de melhorar. Ao lado coloque pelo menos uma ação que o ajude a melhorar cada ponto e comece desde já a pô-la em prática.

  1. Comunicação Interpessoal

jikTodos conseguimos falar, todos conseguimos ouvir mas, nem todos conseguimos comunicar eficazmente. Isto porque a comunicação é mais do que dar opiniões ou ouvir palavras. A comunicação é passar uma ideia a outro alguém. E, estamos sempre a fazê-lo na família, no trabalho, com os amigos, nas redes sociais (…).

Mas nem sempre as palavras dizem tudo. A forma como nos mexemos, o tom de voz, os olhares, os gestos falam mais do que as nossas palavras. O corpo fala mais que a boca, o que torna a comunicação bem mais complexa do que parece. Por isso, devemos estar cientes da importância da nossa comunicação. Usar português correto e adequado a cada contexto, vencer a timidez, escrever bem, usar diálogos motivadores e assertivos é um passo básico para o desenvolvimento de um bom marketing pessoal.

3. Networking

Manter uma boa rede de relacionamentos pode fazer a diferença na conquista de novos negócios. É diary-968592_1920preciso estabelecer relações com a rede através da partilha de interesses comuns, de experiências e de casos de sucesso. O Networking não serve apenas para gerar negócios, serve para potenciar a sua vida social, o que para muitas pessoas é um ótimo exercício, pois se por um lado há quem tenha grandes facilidades de se relacionar, por outro lado há quem seja extremamente tímido e reservado.

O primeiro passo para um bom Networking é fazer uma lista das pessoas que conhece e avaliar qual é o seu nível de proximidade com elas, quer do ponto de vista profissional como do pessoal. Tenha sempre em mente de que não está a gastar tempo ao decidir cultivar estas relações, mas sim a investir no futuro.

Mesmo para quem tem uma rede de contactos sociais coesa, o ideal não é atirar em todos os sentidos, mas sim escolher as melhores pessoas para o ajudar em determinada matéria que precise. Outro fator importante é frequentar novos lugares onde possa conhecer pessoas diferentes e interessantes para a sua rede de contactos.

Tenha em mente que congressos, palestras e reuniões com clientes não são os únicos lugares para trabalhar o seu network. Bons relacionamentos profissionais podem ser construídos num bom almoço e Portugal tem um clima muito propício para tal. Aproveite!

  1. Imagem Pessoal

Partilhamos da ideia de que é um facto que a nossa sociedade hipervaloriza a imagem associando-a a competências e qualidades. E, como já dissemos, a primeira impressão é a que conta.

jnO cuidado com o visual precisa ser analisado de maneira realista. O look correto e adequado ao momento, a combinação das peças e os cuidados físicos são fundamentais para a composição atrativa da nossa imagem. Pesquisas indicam que são necessários apenas 30 segundos para formarmos uma primeira impressão de alguém. Neste curto espaço de tempo, qualidades como personalidade, origem, humor, nível de sofisticação e autoconfiança são analisados, facilitando ou não a nossa interação com os outros.

Pode até parecer que a imagem é um conceito passivo, que existe apenas na mente do nosso interlocutor e que não depende de nós. No entanto a imagem é fruto das nossas ações e, justamente por causa disso, pode e deve ser cuidada.

5. Ação Social

Um dos grandes elementos do Marketing Pessoal é efetivamente a componente da ação social. A maneira como incentivamos, apoiamos e ajudamos as outras pessoas, causas ou instituições definem o nosso carácter e evidenciam as nossas qualidades enquanto seres humanos. Ter destaque social é essencial para termos lugar cativo na mente e coração de quem se relaciona connosco.

86H

Estes são 5 tópicos realmente importantes e a ter em conta numa boa estratégia de Marketing Pessoal. Quando bem praticado, é uma ferramenta extremamente eficaz para o alcance do sucesso pessoal e profissional. E o melhor é que além de beneficiar quem o pratica, também proporciona bem estar para os que estão em redor.

Acima de tudo e de todas as técnicas que pode aprender, não deve nunca esquecer-se de que nós somos o melhor de nós mesmos.

Untitled . Be Unik!

Advertisements