Diogo Ribeiro, Sandra Sousa, Cláudia Ramos, Hélia Viegas e Tiago Peres Analistas Programadores, Uniksystem http://www.uniksystem.pt/
Diogo Ribeiro, Sandra Sousa, Cláudia Ramos, Hélia Viegas e Tiago Peres
Analistas Programadores, Uniksystem http://www.uniksystem.pt

Acesso Remoto

Acesso Remoto é a funcionalidade que permite estabelecer uma ligação entre dois dispositivos (Computadores, Smartphones, Tablets), através da Internet, independentemente da distância que os separa.

Ferramentas de Acesso Remoto

Uma das formas mais usadas para o acesso remoto é através de uma VPN(Rede Privada Virtual), que permite estabelecer uma ligação segura entre dois dispositivos, criando uma espécie de “túnel protegido”. vncIsto significa que o utilizador pode abrir documentos, e-mails, etc em segurança sem receio de ser intercetado.

Ao estabelecer uma ligação remota é como se estivesse a entrar na máquina destino, ou seja, é o “sentar” na secretária onde está a máquina de destino. A partir desse momento pode fazer o que pretende como se lá estivesse fisicamente.

remote_desktopconnectionAlguns sistemas operativos já têm recursos nativos de acesso remoto: No Windows esta funcionalidade consegue-se através do “Remote Desktop Conection”. No Mac OS X, a funcionalidade utilizada é oApple Remote Desktop”. Para computadores Linux, existem ainda outras alternativas como o clássico protocolo SSH (terminal de comandos remoto) ou o cliente X.

Existem ainda outras alternativas no mercado, gratuitamente, como o é o caso do Ammyy Admin, Skype, Team Viewer, Chrome Remote Desktop, entre outras.

Alguns destes programas nem exigem a criação de uma conta para se poderem utilizar, ou seja, basta que ambas as máquina acedam ao serviço para se estabelecer a ligação.

Muitos dos programas utilizados para acesso remoto, como por exemplo o Team Viewer, o LogMeIn, o Ammyy Admin e o Real VNC logmeintêm que ser instalados em ambos os dispositivos onde se vai estabelecer a ligação, ou seja, têm que ser instalado na máquina controladora (host) e na máquina controlada (client) o software específico. A ligação é estabelecida automaticamente após serem verificadas as permissões de ambos os lados. Dependendo da configuração efetuada no programa utilizado, no dispositivo de destino, pode ser necessário inserir uma password e/ou o IP das máquinas para fazer o Login.

teamviewerEmbora o principal objetivo das aplicações de acesso remoto seja estabelecer uma ligação entre dois computadores em qualquer parte do mundo, estas são muitas vezes vistas como ferramentas de negócio de assistência técnica, englobando funcionalidades como partilha de desktop, transferência de ficheiros, mensagens instantâneas ou terminal de linha de comando. Assim os técnicos terão tudo o que precisam para solucionar as ocorrências reportadas pelos clientes com a maior brevidade possível.

Dispositivos móveis

Como os dispositivos móveis são cada vez mais frequentes e já quase cada pessoa possui um, o acesso remoto está a ser cada vez mais utilizado também neste tipo de dispositivos.

Utilizando aplicações de host nos gadgets móveis como smartphones e tablets ou aplicações client nas máquinas com Windows, Mac OS ou Linux, é possível ver tudo o que acontece com as máquinas e controlar funções, inclusive desligá-las, de qualquer lugar no mundo, bastando que se tenha uma ligação à Internet.dispositivos_moveis

As aplicações TeamViewer e LogMeIn têm versões para Android e iOS, com recursos completos de acesso remoto ao desktop e controle de máquina. É possível registar vários computadores e controlá-los à distância sem problemas, através de uma ligação WiFi ou mesmo 3G.

Por exemplo, o TeamViewer tem versões gratuitas para as duas plataformas mobile, mas o LogMeIn é pago para Android e gratuito para iOS, no entanto, exige assinatura para utilização dos recursos.

Para quem tenha dispositivos Android, iPhone ou iPad têm ainda diversas opções, umas pagas e outras gratuitas, nas suas respetivas lojas. A maioria destas opções tem avaliações bastante positivas dos utilizadores.

Segurança

Este é um assunto que continua a ter grande preocupação, principalmente se se está a falar de trocas comercias.

Por esta razão, todos os provedores de serviços de suporte remoto fazem da segurança a sua principal garantia. A comunicação entre clientes e provedores foca-se amiúde nesta questão. Your security and privacy have always been our priority”; “Security is the priority!”.

Privacidade

A privacidade é outra das principais preocupações dos utilizadores. A partilha da sua máquina (onde muitas vezes estão dados pessoais) com um elemento estranho (o técnico), aliado ao facto desta partilha não ser presencial é muito preocupante para o utilizador.

A necessidade de uma confiança absoluta é considerado o maior obstáculo à massificação desta tecnologia.

Vantagens

Atualmente, a tecnologia disponível, permite a intervenção direta em qualquer sistema operativo, desprezando completamente a distância física que possa existir entre os vários dispositivos.

As aplicações que permitem a troca de mensagens instantâneas, VoIP e partilha de desktop permitem o diagnóstico de problemas reportados e resolução dos mesmos de forma muito equiparada a uma intervenção presencial.

O acesso remoto oferece muitas vantagens a qualquer empresa, independentemente da sua dimensão e área de negócio, entre elas a gestão remota de seus equipamentos de TI, poupança de tempo e custos, a possibilidade de realizar suporte remoto, trabalho colaborativo entre colegas distribuídos em locais distintos, e uma maior produtividade no trabalho ao facilitar a mobilidade.

vantagens

Estas tecnologias permitem que os profissionais com alta mobilidade geográfica se liguem e controlem computadores ligados à Internet, de qualquer parte do mundo, como se estivessem nos seus próprios escritórios. Também permitem a realização de mini-reuniões, a gestão e controlo de sistemas e servidores de difícil acesso de forma segura e até a impressão de documentos de um computador remoto.
Desta maneira, pode-se controlar remotamente todos os equipamentos: detetar problemas em PCs isolados ou que façam parte de uma rede, identificar hardwares e softwares obsoletos e mudar qualquer configuração necessária. Além disso, o acesso remoto permite que se façam operações em outros dispositivos que se encontrem nesta rede, tais como routers, centrais de telefone, impressoras em rede etc. Todas estas facilidades trazem vantagens às empresas cujos trabalhadores ou equipas estão distribuídos geograficamente.

Tanto no caso dos departamentos de informática de empresas, quanto empresas especializadas em serviços de suporte de TI, dispor de uma solução de acesso remoto permite oferecer assistência técnica imediata, porque é possível ligar-se a dispositivos online em um breve período de tempo. Sem acesso remoto, haverá necessidade de deslocações o que implica uma demora que repercutia no trabalho dos utilizadores. Com as soluções de acesso remoto, o utilizador pode ser atendido no seu posto de trabalho no momento em que reporta o problema. Assim, há redução do tempo de suporte por telefone e economia em deslocamentos o que corresponde a uma diminuição de custos.

Outra vantagem das soluções de acesso remoto é o aumento da produtividade ao permitir a mobilidade dos funcionários. Em termos empresariais, a mobilidade é a capacidade que os profissionais têm de acessar os recursos corporativos em qualquer lugar. Isso permite trabalhar diretamente com todo o conteúdo de seu computador habitual sem necessidade de copiar ficheiros para pen drives ou outros dispositivos antes de se sair do escritório. Além disso, o teletrabalho aponta grandes benefícios: economiza tempo com deslocações, além de combustível, facilita a conciliação familiar e aumenta a motivação dos funcionários.

Por essas razões, as soluções de acesso remoto são muito úteis para os centros de suporte e para os profissionais móveis em geral.

Testemunhos

Para mais facilmente demonstrar o que é possível fazer com esta tecnologia(Acesso Remoto), nada melhor que ler alguns testemunhos pessoais que relatam algumas experiências nesta área.

Testemunho #1

É o fim do dia e já estava a preparar-me para sair descansado do escritório. Foi então que recebi uma chamada do meu cliente mais importante: ocorreu um erro e o sistema deixou de funcionar. É necessário resolver com urgência para efetuar um processamento antes do fim do dia. O trânsito está caótico, e o colega que me pode ajudar não está no escritório! E agora? O que posso fazer?

Felizmente usando ferramentas de acesso remoto tudo fica mais simples. Faço uma chamada via videoconferência com o meu colega e partilho o meu ecrã com ele. Através de uma rede privada virtual (VPN) ligo-me à rede do cliente. Acedo remotamente ao servidor, verifico o problema e faço a atualização necessária. O meu colega acompanha passo a passo os procedimentos, como se estivesse ao meu lado, e vai ajudando nas dúvidas que vão surgindo. Faço mais um teste e está a funcionar; corro o processamento e já está.

Terminado o processo, desligo-me do servidor e da rede do cliente, despeço-me do meu colega agradecendo a sua ajuda preciosa e desligo a chamada.

Envio um email ao cliente dizendo que o problema foi resolvido e o processamento corrido como sucesso. Ele não tem de se preocupar com mais nada. Sucesso: servidor atualizado, processamento efetuado, crise resolvida e toda a gente satisfeita. E tudo sem sair do lugar, poupando tempo, custos deslocações e sem ser necessário qualquer intervenção da parte do cliente! Que alívio hein?

Testemunho de Diogo Ribeiro

Testemunho #2

Faço parte de uma equipa de desenvolvimento de software, sediada no distrito de Lisboa, e naquele dia tinha a cargo a tarefa de fazer a instalação de uma nova versão da aplicação em diversos clientes. No caso foi necessário copiar alguns ficheiros(forms e reports) e executar scripts na base de dados.

Esta tarefa tinha que ser efetuada sem nenhum utilizador conectado à aplicação e portanto o ideal seria fazê-lo no intervalo para o almoço ou fora do horário normal de expediente.

Optei pela primeira hipótese e num período de tempo de 2 horas realizei esta tarefa em dois clientes em Viseu, dois clientes em Santarém, dois clientes em Beja, quatro clientes em Lisboa e um cliente nos Açores.

Em alguns destes clientes utilizei apenas o Remote Desktop Conection para me ligar a uma máquina e a partir desta liguei-me a outras máquinas distintas: para umas copiei alguns forms e reports e noutras executei os scripts na base de dados.testemunho2

Noutros clientes, antes de utilizar o Remote Desktop Conection foi preciso ligar uma VPN. Num dos clientes utilizei o Team Viewer e ainda num outro cliente utilizei o LogMeIn.

Resumindo, fiz a atualização da aplicação em 11 clientes distintos, ligando-me no total a 13 máquinas. Se me tivesse que deslocar fisicamente, teria que percorrer 960 kms e ainda realizar uma viagem de avião com voo normalmente de 2 horas e meia para cada lado.

Haveria alguma outra forma de conseguir realizar estas tarefas nestes clientes todos em apenas 2 horas e sem sair da minha cadeira no meu escritório algures em Lisboa, sem recurso ás tecnologias de acesso remoto?

Testemunho de Hélia Viegas.

Testemunho #3

Durante uma importante reunião com um potencial cliente, surge uma chamada urgente do escritório, dando conta que um dos nossos servidores estava com o comportamento fora do normal. Tinham ocorrido intervenções externas à rede da empresa, que está instalada na Cloud, e agora o servidor deveria ser reiniciado.

Por um lado não poderia ausentar-me mais do que breves minutos da reunião, e por outro o funcionamento interno da empresa também não poderia ficar bloqueado.

testemunho3

Só havia uma solução: recorrer ao aparelho que quase todos nós trazemos diariamente connosco, o telemóvel. Através do mesmo foi possível estabelecer uma ligação VPN (rede privada virtual, salvaguardando a segurança dos dados) entre o meu telemóvel e a rede da empresa, e utilizando um de vários programas disponíveis, conectei-me ao servidor em causa e reiniciei-o, tendo voltado tudo ao normal.

A utilização deste procedimento, que teve uma duração aproximada de 10 minutos, fez com que o impacto no decorrer da reunião fosse extremamente reduzido, e no potencial cliente, bastante positivo, tendo em conta a eficiência do processo.

Testemunho de Tiago Peres.

Advertisements